quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

IBA - Imperial Barrel Award - 2014

Olá pessoal! Estamos de volta, e com uma super novidade!
Após participação no International Conference and Exhibition, na Colômbia, em 2013, nosso Capítulo veio amadurecendo a idéia de participar do IBA (Imperial Barrel Award) em 2014.
O ano de 2014 chegou, houve uma reciclagem da equipe, onde alguns membros saíram e outros entraram. Começamos 2014 renovados com intuito de nos esforçarmos para que neste ano possamos obter mais conquistas.
E a boa notícia é que: está confirmada a presença do nosso Capítulo no IBA – 2014 em Bogotá!


Equipe Oficial: Nayana, Hugo, Misael, Ingrid e Arthur.
Consultores: Cláudio Borba (geólogo sênior da Petrobras) e Adler Nascimento (geofísico da Petrobras).

Além dos demais membros que estão dando todo apoio.

O que é o IBA e qual sua importância?

IBA – 2014: Imperial Barrel Award
O IBA é uma competição mundial entre alunos de graduação e pós graduação promovida pela AAPG, onde cada equipe representa sua universidade através de um Student Chapter. As equipes competem entre si tendo a possibilidade de ganhar bolsas para seus respectivos departamentos, além de reconhecimento internacional na área das geociências.  

A competição ocorre da seguinte forma:
A AAPG fornece um conjunto de dados (geológicos, geofísicos, dados de poços, entre outros) referentes a uma região, que devem ser trabalhados em 8 semanas. Os dados devem ser interpretados, e a equipe tem o objetivo de avaliar o potencial petrolífero da área estudada.
Cada equipe tem 25 minutos para apresentação dos resultados obtidos, sendo que esta apresentação será julgada por geocientistas sênior da indústria do petróleo. Os juízes irão selecionar a equipe vencedora com base na qualidade técnica, originalidade e clareza da apresentação.

Os Capítulos primeiramente concorrem em uma etapa regional, e os vencedores de cada região irão competir na etapa mundial. Os prêmios podem chegar até 15 mil reais, que devem ser aplicados em prol da instituição de ensino dos vencedores.
Em 2013, o Brasil venceu a etapa regional da América Latina, com o Capítulo Estudantil da UFRJ.

A batalha não vai ser fácil, como diz o nosso consultor “É como se estivéssemos correndo a maratona pela primeira vez”.
O que vale além de tudo é a experiência, e a vontade de crescer profissionalmente, pois esta será uma grande oportunidade para aprendermos muito mais, trabalhando com dados reais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário